quarta-feira, 28 de julho de 2010

REFORMULAÇÃO CURRICULAR

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Precisamos urgentemente de uma reformulação da estrutura educacional, temos que pensar a questão do tempo de duração do ano letivo e também dos currículos de cada disciplina. O que é cobrado no ENEM e nos vestibulares é uma carga absurda, e que não para de aumentar a cada ano, muita coisa pode ser cortada, sem prejuízo para o desenvolvimento e o aprendizado. Não tenho base para analisar as outras disciplinas podendo apenas falar da que leciono, a propósito se algum docente ler este artigo e quiser contribuir com uma análise do conteúdo da sua disciplina, ficarei extremamente grata e gostaria de publicar neste espaço.

História atualmente é uma disciplina com um conteúdo muito extenso e tem apenas dois tempos semanais para ser ministrado, abrange desde a Idade Média até os dias atuais. Na minha opinião a História do Brasil, acaba sendo prejudicada pela História Geral. Não está na hora de se fazer uma revisão retirando alguma coisa da Geral como, por exemplo, a unificação alemã e italiana e se trabalhar conteúdos da nossa história com mais profundidade? É objetivo da escola a formação de cidadãos e o conhecimento da história pátria é fundamental para se atingir esse objetivo.

Hoje a criança no Ensino Fundamental, normalmente estuda até o Golpe de 1964 e a Guerra Fria, ao chegar no Ensino Médio, começa na Idade Média e vai até os dias atuais. O primeiro efeito negativo desse modelo curricular é a sensação de dèjá vu vivenciada aluno, para ele é uma repetição do que ele pensa que já sabe, não há estimulo à sua curiosidade, pois na perspectiva dele não há novidade, só repetição. Penso que seria mais adequado, no Ensino Fundamental iniciar com a pré-história e seguir até a Antiguidade Grego-Romana no 5º ano; do 6º ao 9º ano a história local deveria ser prioridade. Conhecer a história da sua cidade é fundamental para que se desenvolva o sentido de pertencimento e de responsabilidade para com o espaço em que se vive, ninguém ama ou preserva o que desconhece.

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