terça-feira, 31 de maio de 2011

EXTINÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS

Share |
O jornal EXTRA publicou uma lista com 22 escolas noturnas que serão fechadas pela SEEDUCRJ que funcionam em prédios da prefeitura após as férias de junho.

Segundo a reportagem o governo do estado economizará com essa operação 4 mil reais por escola, gastos no pagamento de aluguel e água. Alunos e professores serão transferidos para escolas próximas.

Segue abaixo a lista das escolas que serão fechadas e o novo destino de desses alunos e professores:

- Colégio Astolfo Resende será absorvida pelo Instituto Carmela Dutra

- Escola Professor Souza Carneiro será absorvido pelo Colégio Heitor Lira

- Colégio Washington Luis será absorvido pelo Colégio Professor Clóvis Monteiro

- Colégio Professora Nilza Mendonça será absorvido pelo CIEP 339

- Colégio Alfredo de Paula Freitas será absorvido pelo CIEP 339

- Colégio Paulo da Portela será absorvido pelo CIEP 323

- Escola Irã será absorvida pelo Colégio Mato Grosso

- Escola Thomas Mann será absorvida pelo Colégio Pastor Miranda Pinto

- Escola Isabel Mendes será absorvida pelo Colégio Bento Ribeiro

- Escola Pace será absorvida pelo Colégio Paulo Freire

- Colégio Brigadeiro Eduardo Gomes será absorvido pelo Colégio Leonel Azevedo

- Escola Pracinha João da Silva será absorvida pelo Colégio Professor Daltro Santos

- Colégio Professora Silvia Araújo Toledo será absorvido pelo Ciep 183

- Escola Eduardo Rabelo será absorvido pelo Ciep 183

- Colégio Equador será absorvido pelo Colégio João Alfredo

- Colégio Celestino Silva será absorvido pelo Colégio Julia Kubistchek

- Colégio Francisco Cabrita será absorvido pelo Colégio Herbert de Souza

- Colégio José Pedro Varella será absorvido pelo Colégio Herbert de Souza

- Escola General Euclides de Figueiredo será absorvido pelo Colégio Paulo de Frontin

- Escola Evaristo da Veiga será absorvido pelo Colégio Professora Maria Terezinha de Carvalho  Machado

- Escola Leitão da Cunha será absorvida pela Escola Laudimia Trotta

- Escola George Sumner será absorvida pelo Colégio Sarmineto


No site da SEEDUC não há nenhuma informação a respeito do fechamento das escolas mas o é fato, pois o mesmo já comunicado em reunião aos diretores e diretoras da rede.

Considerando-se que a economia feita com a extinção dessas escolas será de 88 mil reais, fica difícil se aceitar a redução de custos como justificativa para essa medida, justamente quando o governo anuncia  o pagamento de 300 reais aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, que participarem do curso de aperfeiçoamento; o pagamento  de R$ 700,00 a cada aluno do Ensino Médio, à título de incentivo e a seguir fecha escolas para economizar. Dá para acreditar que problema o é falta de verbas?

Os prejuízos acarretados com essa medida “econômica” são inúmeros: evasão escolar, salas super-lotadas, aumento dos gastos com transporte, etc.

O que pretende a SEEDUC com essa medida? Melhorar o índice do Ideb, eliminando da rede o trabalhador que estuda a noite e tem, por causa do trabalho, baixo rendimento? Diminuir a carência de professores, crítica no ensino noturno, via eliminação de turmas?

“MENOS É MAIS”, um dos slogans do atual plano de metas (citado à exaustão nas reuniões de apresentação do plano) significa: menos escolas, menos salários; menos professores; menos espaços em sala de aula; menos respeito à educação, alunos e professores;  formação continuada somente para Língua Portuguesa e Matemática (pois as demais disciplinas são vistas como perfumaria e não será cobradas na prova do IDEB); etc.



Veja reportagens completas:

ESTADO VAI FECHAR 22 ESCOLAS NOTURNAS
http://extra.globo.com/noticias/rio/estado-vai-fechar-22-escolas-noturnas-1919138.html

RENDA PARA ALUNOS
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/5/informe_do_dia_renda_para_os_alunos_167533.html

ESTADO LANÇA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=479367

*******************************************************************************************
INFORMAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

Acabo de receber às 13:08, e incorporo aqui, o seguinte comentário anônimo feito por um(a) diretor(a):

"Graça

Acho que esse aumento dos diretores foi só p/desunir mais ainda a classe. Pois de março até agora, nada na conta.
Informo também que nenhuma das diretoras e dos diretores das 22 escolas fechadas sabiam de nada. Foi surpresa para todos!  Tremenda falta de consideração. "
 
Caro(a) Diretor a):
 
Agradeço a sua informação e concordo quando você coloca que o objetivo é acabar com o pouco de união que existe entre os membros da categoria. Postei seu comentário com destaque, pois acho importante que esses fatos sejam esclarecidos. Pois parece que resolveram reeditar a velha prática do "factoíde", tão à gosto do César Maia!
 
Para a opinião pública estão mostrando trabalho e investimento na educação, entretanto nos bastidores até o momento ninguém viu a cor do dinheiro, até agora só aumento de trabalho!
 
Parabéns a esse (a) colega que resolveu romper o silêncio! Espero que o seu exemplo seja seguido por outros diretores e diretoras da rede.
 
Lembramos a todos que para deixar um comentário não há necessidade de identificação, o mesmo pode ser feito como anônimo.
 
Que Deus nos proteja!
 
Grande abraço
 
Graça Aguiar


3 comentários:

  1. Graça,segundo informações de terceiros ,as escolas não vão ser fechadas e sim transferidas.Ainda que seja isso ,pois com sinceridade eu acho que nesse angu tem caroço,vç concorda que é uma baita falta de "EDUCAÇÃO" os diretores(as)serem os ultimos a saberem?A proposito será que eles vão fazer concursos p/secretarios,coordenadores pedagogicos(fundamental p/o plano de MELDA,e para tudo mais que faltam nas escolasdesculpe de METAS).As escolas estaduais estão trabalhando na base da EUQUIPE administrativa já tem tempo;ou seja o diretor geral é o agente pessoal,o secretario,o coordenador de turno,o coordenador pedagogico ,o continuo ,etc...
    700,00 p/aluno fazer o que tem que fazer(estudar)ele vai pagar né?
    Isso dá mais voto ...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. S.O.S. Educação Pública31 de maio de 2011 às 23:27

    Cara EUQUIPE

    Adorei o seu nome de guerra! É esse o padrão educacional da matriz neoliberal, minimalismo total = "Mais é Menos"! Mais trabalho e menos funcionário e salário!

    Esse papo de transferência das escolas é eufenismo, a palavra correta é extinção.

    À essa altura do campeonato, só Deus sabe o que vai acontecer! Anunciam tudo na mídia, mas nas escolas até agora não apareceu nada! O povo deve estar imaginando que a Educação Pública do estado vive a sua época de ouro! Promessas, promessas e promessas! O problema é que todos já estão fartos de promessas não cumpridas!

    Entre as suas atribuições você esqueceu de mencionar as duas novas atribuições dos docentes fluminenses: a de camisinha e pílula anticoncepcional e a de superbonder para fixar o aluno na escolas, pois se alguma aluna engravidar ou um estudante sair ou mudar de escola: ADEUS BÕNUS!!!

    Começou a temporada de caça ao voto, e a verba para bancar o curral eleitoral do século XXI, sai justamente do salário dos professores.

    Êta votinho caro!!! Antigamente meia dúzia de tijolos, um punhado de telhas e um pacote de cimento estava de bom tamanho.

    Começo a sentir saudades da República Velha e do Pereira Passos (prefeito), Nilo Peçanha (na época chamado de presidente do estado só a partir de 1946 passa a ser denominado governador) e Rodrigues Alves (presidente), neste tempo professor era gente!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir