terça-feira, 19 de abril de 2011

EDUCAPOBRE

Share |
Decreto irônico criado por professor, no orkut, é sucesso entre profissionais

EDUCAPOBRE

Professor Marcos Luiz Freitas Rodrigues

No uso das atribuições que me foram conferidas pelo meu honesto trabalho de instruir e formar, intectualmente, crianças e jovens de grupos sociais carentes e

CONSIDERANDO o surgimento do Projeto “Ginásio Carioca” que visa a excelência do ensino público.

CONSIDERANDO a progressiva e consistente privatização do ensino público

CONSIDERANDO a desordem burocrática e institucional, e carência material que hora tomam conta da maioria de nossas escolas

CONSIDERANDO o descaso de nossas autoridades municipais com o principal promotor da escola de qualidade, o professor e suas necessidades

Estabeleço o EDUCAPOBRE.

O EDUCAPOBRE consiste na permanência do desamparo instrucional dos mais necessitados de grupos sociais menos favorecidos economicamente,

O EDUCAPOBRE enviará as nossas U.E.’s material pedagógico de baixa qualidade. Mal redigido, confuso, com informações dúbias, incompletas ou mesmo equivocadas. Sem referências adequadas de fontes ou revisão apropriada.

O EDUCAPOBRE usará verbas de forma irresponsável e desorganizada, fará obras caras e desnecessárias em algumas escolas enquanto manterá à mingua centenas e centenas de outras. Enviará material caro e além das necessidades para algumas enquanto outras não terão o suficiente para o funcionamento adequado

O EDUCAPOBRE relegará o Profissional de Educação a uma condição de “mentiroso e preguiçoso” a priori, e o punirá sempre que precisar se afastar utilizando leis federais. O salário será aviltado e o profissional deverá se desdobrar em horas extras e outras tarefas de forma a conseguir o seu, e de sua família, sustento digno.

O EDUCAPOBRE criará diversas artimanhas para ocultar o real desempenho pedagógico dos alunos e promovê-los às séries escolares seguintes ainda que não dominem o mínimo do conhecimento necessário. Deixará as crianças em depósitos sem qualquer estrutura operacional e chamará a isto de “escola integral”.

O EDUCAPOBRE esvaziará o ensino regular através da instituição de Projetos e mais Projetos que possuem apenas um objetivo proselitista e eleitoreiro.

O EDUCAPOBRE entregará à direção da educação municipal a políticos oportunistas e carreiristas. Ligados a grandes grupos econômicos da comunicação e mídia, se cercarão de acólitos e bajuladores para conduzirem nossa sofrida rede pública.

O EDUCAPOBRE terá como principal objetivo produzir manchetes de jornais que “incensem’ o poder e calem todas as vozes que se levantarem pelo caráter, pela decência e pela moralidade.

Em tempo,

O EDUCAPOBRE oferecerá uma educação pobre para os mais pobres.



O professor Marcos Luiz Freitas Rodrigues atua na rede municipal do Rio de Janeiro na E.M. Dalva de Oliveira.


FONTE: http://regional3.sepe.tenhosite.com/site/?page_id=3725

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto professor! Voce conseguiu sintetizar o verdadeiro quadro da educação não só no Rio de Janeiro mas com toda certeza no Brasil inteiro!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor e colega de sofrimento! Como o colega Alencar disse você retratou bem a educação no Brasil, principalmente no que se refere ao tratamento dado aos professores!

    Grande abraço Graça!

    ResponderExcluir
  3. Caro Luciano

    O Marcos está de parabéns! Brilhante síntese da educação pública, que é vista como um favor, apesar da constituição a classificar como um direito.

    É o ranço da mentalidade escravocrata que emperra essa "democracia a la casa-grande e senzala" . Senhores, capatazes e capitães do mato ainda infestam o cenário político.

    Viva o anarquismo! Só assim acho que o pobre terá a chance de exercer a sua cidadania.

    Ótima Páscoa! (o duro é convencer as crianças a receberem balas Juquinha em lugar de chocolate! Mas o que fazar com salário de professor?)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Colegas!!!
    O EDUCAPOBRE é uma realidade NACIONAL. Retrato perfeito da EDUCAÇÃO PÚBLICA. Essência do pensamente de uma sociedade onde descaso e alienação se faz presente. O Futuro cobrará com juros altíssimos. Educação Pública não é problema apenas dos professores,cuja imagem anda tão desrespeitada por governantes, classes mais altas economicamente, ou mesmo pelos alunos!!!´
    ACORDA BRASIL!!!
    Bom feriado e Boa Páscoa.E que essa páscoa represente verdadeiramente uma "passagem" para dias melhores, e mais esperança para todos
    Abraços!
    Ivone

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!!! Tudo o que nos aflige e destrói como professores. Aviltados e desrespeitados em todos os sentidos. Sinto muita tristeza, mas é a realidade dos fatos!

    ResponderExcluir