terça-feira, 5 de abril de 2011

SUCATA DE GUERRA DENTRO DA SALA DE AULA

Share |
A desvalorização da educação e dos professores são um fenômeno mundial  e parece não ter limites, e até mesmo sucata de guerra pode ser reaproveitada nas salas de aula.



O Troops of Teaches é um programa do governo americano que já colocou milhares de ex-soldados em sala de aula. Desde a primeira Guerra do Golfo, 15 mil veteranos já estão atuando como professores para alunos de baixa renda nas áreas periféricas.  O modelo já começou a ser copiado, na Inglaterra o projeto de aproveitamento de ex-militares como professores está sendo estudado e deverá ser implantado nas escolas estaduais freqüentadas pela população de baixa renda.

Esse fenômeno é um reflexo da desvalorização da educação pública, pois a partir do momento que a universalização do ensino, tão desejada e sonhada desde o renascimento, começou a se tornar real, o seu valor começou a despencar e junto com ela o dos professores.

Enquanto gasta bilhões de dólares nas guerras para favorecer os grandes grupos econômicos, o governo dos EUA sob o pretexto da crise econômica está fechando escolas públicas, demitindo professores e entupindo as salas de aula.Clique aqui e veja a reportagem completa

Há dinheiro para guerra, mas falta para a educação. Há dinheiro para custear a repressão, mas falta para a educação.

É triste constatar que a inclusão social é apenas uma fala vazia e demagógica, serve apenas para atender aos interesses mercantis, como, por exemplo, vender produtos de informática. Na prática o que se observa é um processo acelerado de exclusão social em todo o mundo. A educação, ferramenta indispensável para a erradicação das desigualdades, no momento em que o planeta tem condições materiais e econômicas para universalizá-la, é inviabilizada pela elite detentora do poder que não mede esforços para manter a desigualdade social e a miséria.

O Brasil também segue pela mesma cartilha, o fim da prisão especial para os portadores de diploma universitário já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Será mera conscidência a votação dessa redução, justamente no momento em que o país comemora o aumento do ingresso de alunos de baixa renda no ensino superior, enquanto a famigerada e vergonhosa impunidade parlamentar permanece intocada? Ao que tudo indica, a educação só tinha valor, enquanto era privilégio da elite à medida que chega às camadas pobres da população começa a ser desvalorizada. Será também conscidência a queda dos salários observadas nas carreiras de nível superior? Nós professores estamos sentindo isso na própria pele e bolso.

Vejam mais sobre o Troops of Teachers:
http://theapple.monster.com/careers/articles/10320-troops-to-teachers

Nenhum comentário:

Postar um comentário