quarta-feira, 6 de abril de 2011

Carta aberta ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de Educação Wilson Risolia

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Excelentíssimo Sr. Governador Sérgio Cabral
Excelentíssimo Sr. Secretário de Educação Sr. Wilson Risolia

Nós, professores lotados no Ciep 339 Mario Tamborindeguy, Estrada Pedro Borges de Freitas, s/nº, Irajá, Rio de Janeiro - apoiamos e estamos comprometidos com o resgate da qualidade da educação pública do Estado do Rio de Janeiro.

Solicitamos a V.Ex.as providências para resolver o problema da falta de recursos da nossa escola, pois receamos que o mesmo poderá prejudicar os resultados das metas projetadas pela SEEDUC para 2014.

Em função da quantidade de alunos e do tamanho da escola, a verba disponível é insuficiente para custear a manutenção predial e as cópias (xerox) de textos de apoio, testes e provas referentes ao primeiro bimestre de 2011. Além dos problemas acima citados, a escola enfrenta a falta de funcionários para providenciar a confecção desse material.

Para desenvolvermos um bom trabalho, necessitamos desse material e não temos condições financeiras de arcar pessoalmente com esses custos, como também não podemos pedir aos alunos nenhum tipo de contribuição financeira, pois estaríamos infringindo a lei.

Como estamos todos unidos em torno de uma causa comum, tomamos a iniciativa de fazer esse pedido, pois a diretoria, apesar da boa vontade, não tem condições de resolver esse problema que acreditamos ser provocado pela regulamentação do uso de verbas definido em administrações anteriores.

Considerando que o plano de metas elaborado pela SEEDUC prevê diversas avaliações, é contraditório não podermos aplicar os testes e provas bimestrais por falta de recursos. Como pode um aluno ter um bom desempenho nas avaliações do SAERJ, IDEB e ENEM se esse mesmo aluno não está habituado a fazer avaliações?

Gostaríamos de salientar a importância da aplicação de atividades com textos de apoio, já que os livros didáticos não possuem todos os exercícios de que precisamos para desenvolver as habilidades e competências determinadas pelos Currículos Mínimos.

Em outras unidades de ensino pertencentes ao estado, como por exemplo, a FAETEC e o CAP UERJ, os docentes têm à sua disposição equipamentos e material para providenciar cópias (xerox) de textos e os resultados obtidos nas diversas avaliações pelos alunos dessas instituições demonstram a eficácia desse recurso. Entretanto, nós e nossos alunos não podemos dispor desse recurso no Ciep em que lecionamos. Não podemos concordar com essa situação, pois o princípio da igualdade de condições e qualidade da educação oferecida pelo Estado está sendo desrespeitado.

Objetivando preparar os nossos alunos para atingir até 2014 as metas proposta para o IDEB, temos o dever e a obrigação de unir esforços no projeto de reforço da leitura e da interpretação de texto que é um dos pontos principais da estratégia elaborada pela SEEDUC. Consideramos, também, que essa prática não deve ficar restrita apenas à disciplina de Língua Portuguesa e o reforço por partes dos docentes de outras disciplinas não deve ser ignorado, daí a importância do trabalho com textos de apoio.

Por isso, temos a certeza de contar com o apoio de V.Ex.as para alcançar o nosso objetivo que é oferecer à população do Estado do Rio de Janeiro uma educação pública de qualidade.

Respeitosamente

Maria da Graça de Aguiar RG: 04778358-4 IFP

Ricardo de Oliveira Freitas RG: 09940466-7 IFP

6 comentários:

  1. Cara Graça, parabéns pelo blog e pela iniciativa de enviar essa carta aos responsavéis pela educação do Estado.
    Seu e-mail foi publicado no blog.
    O blog está sempre à disposição.

    Abraços

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  2. Obrigada. Agradeço o apoio divulgando a nossa carta.
    Conte sempre com o S.O.S. Educação Pública, pois essa luta pertence a todos nós.

    Grande abraço

    Graça Aguiar

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  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  4. Parabéns pela iniciativa, pois se todas as pessoas cobrassem e fiscalizassem a atuação de nossos representantes, provavelmente, o serviço público não estaria este caos e não haveria espaço para tanta imoralidade, enfim, o Estado de Direito realmente seria respeitado. Democracia não se exerce apenas apertando o botão da urna, mas sim exigindo daqueles que foram escolhidos atitudes que atinjam a finalidade pública, ou seja, o respeito ao povo, verdadeiro detentor do poder.
    A solução para tudo é que o povo seja mais atuante e questionador e a educação, decerto, é o caminho para isso. Talvez seja esse o desinteresse na sua valorização.
    FISCALIZAÇÃO JÁ!!!!!!!!

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  5. lala-htinha11@hotmail.com26 de agosto de 2011 às 22:12

    Sergio Cabral eu sou uma aluna da presidente roosivel perto da vintém queria pedi ao senhor para coloca um onibuns escola na escola pq muitas pessoas da minha escola mora longe e os onibuns não para para estuda então pensei pois vou escrever para o Segio Cabral pode ser uma bobeira minha ideia mas quando não acontecer ainda com nosco ficamos de cabeça tranquila mas quando acontece ai queremos tomar uma atitude eu tinha que fazer uma prova e cheguei super tarde na escola e mandaram eu volta pq eu pego as 13:00 na escola e sai de casa as 12:40 pois sabe que horas que eu cheguei na escola 15;00 pq os onibuns não pararam para mim e nei para minhas amigas e eu queria que tivesse onibuns na escola pq assim nos podemos chega seguro na escola e sair seguro

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  6. Cara Lala

    Peça ao seu responsável que vá até o Conselho Tutelar e denuncie essa empresa, pois o direito ao transporte é uma lei que deve ser respeitada.

    Grande abraço

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