sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mas doutô uma esmola a um homem qui é são ...

Share |

Seu doutô os nordestino têm muita gratidão
Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão
Mas doutô uma esmola a um homem qui é são
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão
É por isso que pidimo proteção a vosmicê
Home pur nóis escuído para as rédias do pudê
Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê
Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê
Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage
Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage
Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão
Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação!
Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão
Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos

Vozes da Seca
Luíz Gonzaga
Composição: Luiz Gonzaga / Zé Dantas


Enquanto tomo o meu café da manhã, leio os jornais online (fazer assinatura com salário- de-professor nem pensar) me deparo com a seguinte notícia:

Governo de SP deve pagar R$ 50 a aluno que for a reforço de matemática - http://www1.folha.uol.com.br/saber/782363-governo-de-sp-deve-pagar-r-50-a-aluno-que-for-a-reforco-de-matematica.shtml

Esfrego os olhos, pois devo ainda estar dormindo, isso não pode ser verdade! Lamentavelmente estou acordada, logo me vem à cabeça dois versos da canção de Luiz Gonzaga “... Mas doutô uma esmola a um homem qui é são / Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão...”, ouvida no meu primeiro dia de aula no Ensino Médio, cantada e tocada em acordeão pelo professor de geografia, Heraldo Souza, mais conhecido como Souzinha, na A.E.CN.F., em Nova Friburgo no ano de 1976. Nunca esqueci essa aula, os problemas da região nordeste e a lição sobre o procedimento correto de um bom governante, dada pelos compositores .

Estou chocada com a irresponsabilidade e a incompetência das autoridades de São Paulo. Essa medida demagógica institui a falta de responsabilidade legalizando as notas baixas, pois o aluno do Ensino Fundamental que é responsável, interessado no aprendizado e tira boa nota só vai levar prejuízo. O que pretendem as autoridades que aprovaram essa medida? Incapacitar premeditadamente os filhos das famílias de baixa renda, viciando-os com a esmola do assistencialismo barato?

Continuo a maratona nos jornais online e no JB:
Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/08/13/e13086672.asp

Aqui, fico sabendo de mais irregularidades sobre esse projeto, que se chama Programa Multiplicando o Saber, além de estimular irresponsabilidade, explora o trabalho infantil, os alunos com bom desempenho do 2º e 3º anos do Ensino Médio vão trabalhar 3 meses como tutores e ganhar R$ 115,00 (será que é um adestramento para viver com o salário de professor no futuro?), enquanto os filhos das camadas mais favorecidas estarão concentrados estudando em tempo integral para o ENEM e os vestibulares. Mais uma maneira de excluir os filhos das camadas populares do ensino superior.

Tem mais, esse projeto de incapacitação e exploração/exclusão de crianças e adolescentes conta com a parceria entre outros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e de Organizações Não-Governamentais, ou seja a receita neoliberal da parceria Estado/iniciativa privada, seguida à risca por nossas autoridades. Muitos podem ver a presença e ação dessas instituições como um ato de bondade e caridade de estrangeiros preocupados com a miséria de um país pobre, entretanto não podemos nos deixar enganar, pois nas intenções escondidas sob esse manto de filantropia, não há o menor resquício de bondade. O objetivo é nos manter dependentes do saber tecnológico, servindo apenas como mão-de-obra barata e consumidores dependentes, eternos produtores de gêneros agrícolas. Sem educação de qualidade não há pesquisas, não há cientistas apenas mão-de-obra barata.

Será que as nossas autoridades não percebem que a Educação é uma questão de segurança nacional? Nos Estados Unidos, a autora dessa pedagogia da meritocracia, Diana Ravitch, já decretou a sua falência, isto é não serve aos interesses dos EUA, pois não educa, não prepara a juventude, não é adequada para manter nos anos futuros a inovação tecnologica da nação, mas parece que a Secretaria de Educação de São Paulo ignora esse fato, e adota o sistema falido, a sucata norte-americana para melhorar a educação pública.

Espero que algum juiz da Vara da Infância e da Juventude, respaldado pelo E.C.A. tome alguma medida, pois isso é uma violência contra a criança e adolescente e uma ameaça ao futuro do país. Espero também que o Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo tome uma atitude enérgica, pois defender o interesse da educação e do aluno é também defender os interesses dos professores.

A sociedade não pode ficar calada diante dessa agressão às nossas crianças e dessa ameaça ao nosso futuro. O que queremos no futuro? Uma nação de incapacitados dependentes de esmolas e da tecnologia alheia e eternos produtores agrícolas; ou uma nação de cidadãos capacitados para ganhar a vida dignamente e com autonomia na área tecnologica? Não é dando e recebendo esmolas que vamos fazer do Brasil uma superpotência.

Caso as autoridades do Estado de São Paulo, em seu desespero e estupidez não saibam o que fazer, Luiz Gonzaga e Zé Dantas deixaram a solução, nos versos abaixo:

Home pur nóis escuído para as rédias do pudê
Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê
Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê
Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage
Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage
Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão
Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação!
Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão
Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário