terça-feira, 17 de agosto de 2010

Entrevista exclusiva com a ex-secretária adjunta de educação dos Estados Unidos, Diane Ravitch.

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A Regional III do Sepe fez contato via e-mail com a professora Diane, que concordou em dar uma entrevista exclusiva para esta regional do Sepe. Veja como o projeto americano é exatamente o mesmo aplicado aqui no Brasil e no Rio.

Regional III - Os governos aqui no Brasil têm repassado boa parte das verbas públicas à iniciativa privada e principalmente através de Organizações Sociais, ditas sem fins lucrativos. Essas Organizações têm por trás delas, empresas, que obviamente trabalham em função do lucro. Ao mesmo tempo os investimentos diretos nas escolas e nos profissionais vem reduzindo drasticamente ano a ano.Para nós esta é uma forma de privatizar a educação pública. Como a privatização aconteceu ou acontece nos Estados Unidos?

Diane- Quase 90% das crianças frequentam escolas públicas nos Estados Unidos. No entanto, existe atualmente um forte movimento de privatização de muitas escolas públicas. O movimento não gosta de dizer que promove a privatização, mas isto é o que na verdade acontece. Nos E.U., os empresários estão apoiando a criação do que é chamado de escolas “charter”. Estas são as escolas que recebem fundos públicos, mas que são gerenciadas por entidades privadas. Estas entidades podem ser empresas com fins lucrativos, podem ser pessoas que querem dirigir uma escola, ou podem ser Organizações sem fins lucrativos. Mas o que distingue as escolas charter é que os seus gestores são privadas, estão livres da maioria dos requisitos legais e são a esmagadora maioria não-sindicalizados. Existem hoje cerca de 5.000 escolas charter com cerca de 1,5 milhões de crianças matriculadas. Isto representa 3% das matrículas de alunos em níveis nacionais. O público é informado de que as escolas charter são “públicas” porque são escolas que recebem dinheiro público. Mas em todos os aspectos importantes elas são escolas privadas mas recebem financiamento público. Eles fazem suas próprias regras, e são capazes de remover os alunos e enviá-los de volta para as escolas públicas. As escolas públicas não podem recusar alunos.

Regional III -Em sua entrevista ao jornal “Estado de São Paulo, a professora diz que as“trapaças” feitas pelos professores nas escolas, para que pudessem atingir as metas estabelecidas pelo governo, é um dos elementos responsáveis pelo fracasso de todo o projeto. A senhora não acha que estas metas são estabelecidas apenas como forma de propaganda para que o governo demonstre à opinião pública uma “ falsa melhora” na qualidade da educação?

Diane- O governo dos E.U. adotou um programa federal chamado “Nenhuma criança deixada atrás” de (NCLB) que estabeleceu uma meta muito elevada. A lei exigiu que 100% dos estudantes sejam proficientes na leitura e na matemática em 2014. Esta era uma meta utópica, porque nenhuma estado ou nação nunca alcançara. Os estados ficaram livres para ajustar sua própria definição da proficiência, e muitos adotaram padrões muito baixos de modo que pudessem reivindicar o progresso. Mas naturalmente, nenhum estado, mesmo assim, chegou perto da proficiência 100%, e agora os estados estão fechando escolas porque elas são de baixo desempenho. Quase todas as escolas que são fechadas são as que registram um número elevado de estudantes pobres e os estudantes que não falam o inglês (imigrantes). As conseqüências foram muito negativas para esta abordagem de anexar recompensas e punições para resultados de testes. Primeiramente, há uma redução do currículo. Há um incentivo para que os professores ensinem somente o que é testado, que é a matemática e a leitura. Portanto há pouco ou nenhum incentivo para ensinar as artes, a ciência, a história, cidadania, a língua estrangeira, etc. Nos distritos ricos, isso não importa, porque os alunos podem facilmente passar nos testes, mas em bairros pobres as crianças passam muito tempo aprendendo a fazer testes e perfurações em disciplinas básicas. Eles estão privados de uma educação integral. E houve muitos, muitos relatos de fraude nos exames, porque os professores e os administradores não querem perder seus empregos e querem receber bônus apresentando os escores mais altos.

Regional III -Nós do sindicato acreditamos que para a melhoria da qualidade da educação é necessário aumentar os investimentos em contratação de pessoal, melhores salários e condições de trabalho. Mas aqui, no Brasil e no Rio os governos fazem o caminho inverso. Em sua opinião quais os principais fatores para que se possa oferecer uma educação pública de qualidade?

Diane- Os fatores principais na melhoraria da educação são: 1) a construção de uma educação forte com profissionais e professores qualificados e administradores hábeis; 2) com um currículo rico em artes e das ciências (história, literatura, artes, matemática, línguas estrangeiras, educação cívica, a ciência, etc, que esteja disponível a todas as crianças; e 3) tendo meios reflexivos de avaliar o progresso por ensaios, por projetos, e por outros meios de determinar se as crianças aprenderam. As avaliações não devem ser amarradas às “estacas elevadas”, isto é, punições e recompensas, porque isso distorcem o comportamento dos educadores para alcançar os números ao invés de melhorar a educação.

Regional III – Nossos profissionais que leram sua entrevista no jornal “Estado de São Paulo ficaram muito impressionados com as semelhanças das reformas educacionais nos EUA e a do Brasil. Gostaríamos que explicasse como se deu o processo da Reforma Educacional Americana. Quais foram os principais passos deste processo?

Diane- O processo nos Estados Unidos começou com o descontentamento sobre os resultados da educação. As pessoas na comunidade empresarial foram desanimados pelo grande número de jovens que eram mal formados. Os parlamentares concordaram, juntos eles decidiram por metas numéricas para “sacudir” as escolas. Mas infelizmente eles não perceberam que a busca de objetivos numéricos não era o mesmo que a melhoria da educação, nem reconhecem que a maior parte do desempenho ruim no os E.U. foi altamente correlacionada com a pobreza e a desigualdade econômica.

Regional III – O prefeito Eduardo Paes anunciou na imprensa que 40 professores e diretores de 11 escolas municipais que se destacaram na avaliação do Ministério da Educação, vão ganhar um novo prêmio: uma viagem à Nova York. O grupo vai conhecer, durante uma semana, experiências educacionais de sucesso na cidade americana e ainda vai fazer passeios culturais pela cidade. O que a senhora acha disso?

Diane- New York City é um lugar maravilhoso para se visitar. Eles apreciarão seus passeios culturais pela cidade. Mas a liderança em educação de New York City ‘ consiste principalmente nos não-educadores que acreditam que a educação pode ser melhorada através da definição de metas, dando recompensas e fechando escolas. Eu temo que aprendam as lições erradas em New York City. A cidade tinha se vangloriado por anos sobre suas pontuações altas nas metas e testes, mas o departamento de educação do estado admitiu recentemente que as metas foram definidas muito baixas e foram muito inflacionados. Quando as metas foram ajustados, os escores de Nova Iorque cairam drasticamente.


Fonte: http://regional3.sepe.tenhosite.com/site/?page_id=3623

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