sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ANIVERSÁRIO DO S.O.S. EDUCAÇÃO PÚBLICA

Share |
Hoje, 25 de fevereiro de 2011, o Blog S.O.S. Educação Pública comemora um ano. Quero agradecer a todos os visitantes.
Para comemorar a data, republicamos o primeiro post.



GENOCÍDIO DA EDUCAÇÃO


Charge Educação. Autor: Orlandeli.

O Blog S.O.S. EDUCAÇÃO PÚBLICA é um espaço aberto para os profissionais da educação, os estudantes e a todos que se preocupam com a questão educacional, de todo o Brasil e também do exterior, pois a deterioração da educação é “global”. Conto com a colaboração de todos seja enviando artigos, indicando textos e debatendo as questões aqui colocadas.

Todos nós, antes de sermos professores somos intelectuais. A função do intelectual é detectar os problemas, analisá-los e sugerir soluções.

Como todos os colegas, quero e preciso de um salário digno e como cidadã, quero justiça social e a diminuição das desigualdades. Acredito que a educação é o meio de atingir esse objetivo. Podemos sonhar, desejar e querer isto sem luta? Não. Somente lutando por uma educação de qualidade, realmente inclusiva, poderemos resolver estas questões. É tempo de mudarmos as estratégias de luta.

Atualmente, está em curso um Genocídio, um verdadeiro Holocausto da educação. Vamos ficar de braços cruzados diante dessa carnificina social e cultural, nos limitando a reclamar apenas na hora do cafezinho?

A questão salarial parece ser o único ponto de consenso entre os membros da categoria, mas a maioria espera que só o sindicato resolva o problema. Sem participação e união, não há greve que tenha resultado. Como diz o ditado popular “uma andorinha só, não faz verão”. Sem a união e a mobilização de todos os profissionais da área, vamos continuar sendo desvalorizados e responsabilizados pelo caos da educação.

A cada greve ou reclamação, a população é colocada contra a categoria e a propaganda de desqualificação dos professores é reforçada, somos os bodes expiatórios das falhas do sistema. A causa do baixo salário é um reflexo do descaso para com a educação, se a educação fosse algo de valor, na ótica do poder público, os profissionais seriam bem remunerados. Um bom exemplo é o setor do petróleo, os salários são altos, porque interessa ao Estado. E não se iludam pensando que esse é um problema brasileiro, tenho acompanhado a situação em outros países - EUA, França, Portugal, etc. - e os problemas são os mesmos. Em breve, vou colocar artigos sobre o problema educacional nestes países.

A mídia oferece a realidade do plano ideal, para a população seus rebentos estão sendo preparados para o futuro, comem uma merenda de qualidade e estudam em salas com ar-condicionado. Vão chegar à universidade via ENEM. Quanto ao fracasso dos alunos ele é um produto de professores desqualificados, arcaicos e desmotivados, praga perniciosa que o Estado está lutando para combater, seja através da distribuição de computadores, dos cursos de formação continuada e da exigência de produtividade.

Até o advento da informática, somente via passeata e greve se podia tentar ser ouvido pelo Estado e pela população. Hoje, temos à disposição a Internet, vamos usá-la e mostrar a realidade da educação: salas superlotadas, analfabetos funcionais, faltas de papel para fazer uma prova decente ou trabalhar um texto, falta de canetas para quadro branco, falta de recursos para adquirir livros, pressão nos COCS para a aprovação, falta de verbas para levar as turmas para visitar um museu, uma reserva ecológica ou a qualquer tipo de passeio.

Juntamente com o Blog, com o objetivo de obter uma radiografia da situação em outros estados, criei uma comunidade - Estou na Escola Pública - para fazer enquetes e debates, abertas para docentes e discente. Convido a todos a participar e divulgar esta comunidade espero que todos enviem sugestões de assuntos para debates.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

7 comentários:

  1. Parabéns.
    Que você continue usando deste instrumento para
    nos mostrar que apesar de tudo,ainda vale a pena lutar por uma educação de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Apesar de todos os problemas vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Graça querida, parabéns pelo aniversário desse blog sensacional!

    Que o seu blog tenha vida...Vida em abundância!

    Um grande abraço!
    Eliete

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me pela parabenização um dia em atraso... Vida de professora com dois cargos, você sabe, como é.
    Cara colega, que possamos contar com suas colocações sempre tão lúcidas e inteligentes para nos encorajar na batalha pela boa educação.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  5. Eliete e Cida

    Obrigada pelo carinho.

    Creio que aos poucos o nosso blog está atingindo os seus objetivos. É verdade que ainda temos muita luta pela frente, mas só o fato de podermos partilhar os nossos anseios e as nossas experiências, positivas ou negativas já ajuda.

    O melhor de tudo é que além da oportunidade de divulgar as minhas inquietações, também estou fazendo belas amizades, coisa que sem as facilidades da tecnologia e o blog seria impossível.

    Ótimo fim de semana.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Quero desejar a este importante blog, coordenado pela nossa combativa amiga Graça Aguiar, VIDA LONGA em favor da luta por uma Educação de qualidade para todos e pela valorização dos professores/professoras!

    Este espaço tem sido essencial na nossa luta cotidiana, fazendo coro às muitas e valiosas manifestações que ocorrem no Brasil e no mundo.

    O movimento dos educadores encontra nos blogs como este um apoio valiosíssimo e um espaço para discutir, criticar e propor alternativas para a realidade da Educação no Brasil.

    Um forte abraço à companheira Graça e a todos os que visitam este espaço.

    ResponderExcluir
  7. Caro Euler

    Agradeço as felicitações e também o apoio que você tem dado a esse blog.

    O sucesso do S.O.S. Educação, principalmente no estado de Minas, deve-se a sua generosidade, sempre recomendando aos seus leitores artigos aqui publicados. Que tal ser o padrinho de crisma do S.O.S?

    Grande abraço

    ResponderExcluir