quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALUNO NÃO É MERCADORIA, ESCOLA NÃO É FÁBRICA E EDUCAÇÃO NÃO É NEGÓCIO!

Share |


Leia o pronunciamento deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) feito no dia 05/11/10 no Congresso, sobre o Fórum em Defesa da Educação Pública, criado no final de semana pelo Sepe e diversas entidades :

"Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e todo(a)s o(a)s que assistem a esta sessão ou nela trabalham: 'ALUNO NÃO É MERCADORIA, ESCOLA NÃO É FÁBRICA E EDUCAÇÃO NÃO É NEGÓCIO'! É o que proclama o Manifesto “pelo Fórum em Defesa da Educação Pública no Rio de Janeiro”, que registro nos anais da Casa. O manifesto, recém-lançado, foi construído coletivamente por militantes sociais, educadores, cidadãos. No dia 16 de setembro, nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia – palco de tantas lutas e vitórias em nossa história – as entidades e os militantes que lutam em defesa da educação manifestaram o seu compromisso de reunir esforços para defender a escola pública e reconstruir nosso projeto de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada. Independente do resultado das eleições, este é o projeto que devemos construir e conquistar nas lutas que certamente travaremos nos próximos anos.

A retomada de um Fórum em Defesa da Educação Pública do Rio de Janeiro é a materialização de um espaço coletivo de defesa social deste projeto. As afirmações que defendem que a Educação é um “negócio” sinalizam a gravidade da situação quando relacionam, no senso comum, a prática pedagógica a uma preocupação puramente econômica. Devemos fazer o Fórum em Defesa da Educação Pública do Rio de Janeiro proclamar bem intensamente: “ALUNO NÃO É MERCADORIA, ESCOLA NÃO É FÁBRICA E EDUCAÇÃO NÃO É NEGÓCIO”! Convidamos as diversas entidades representativas do movimento social, desde sindicatos de trabalhadores, associações de pais/responsáveis e estudantes, conselhos/ordens profissionais, entidades não governamentais, intelectuais acadêmicos comprometidos com a qualidade na educação, pesquisadores das universidades e institutos de pesquisa, além dos profissionais de educação em geral, a participarem ativamente deste Fórum.

O compromisso que assumimos é a defesa da melhoria da qualidade da educação em nosso estado, com a busca pela ampliação quantitativa e qualitativa do investimento público na política educacional. Defendemos que somente assim as condições de trabalho dos educadores – professores e funcionários – poderão melhorar e garantir aos alunos a melhor perspectiva possível da aprendizagem.

Entendemos que os governantes deverão ser sempre pressionados pelo movimento social, em toda sua diversidade, para que possam avançar no atendimento a essas necessidades educacionais quantitativas e qualitativas. Reafirmamos que não compactuamos com aqueles que consideram educação um supostamente elevado gasto ou custo que precisa ser “racionalizado” economicamente. Proclamamos que o uso sério da “razão” justifica entender a Educação com investimento necessariamente crescente para combater e reverter a desigualdade histórica na nossa formação social. Por isso declaramos hoje, aqui, o renascimento do Fórum em Defesa da Educação Pública do Rio de Janeiro."

Fonte: http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=1554

Nenhum comentário:

Postar um comentário