sexta-feira, 11 de junho de 2010

LUTO

Share |


Recolhi a minha bandeira. Estou de luto pois, não há o que comemorar.
O meu patriotismo é do tipo permanente, crônico não aflora apenas de quatro em quatro anos.
Os patriotas temporários, vestem suas camisas verde-amarelas, decoram as ruas e as sacadas com a bandeira nacional, pintam o rosto, eufóricos cantam o hino nacional e se lembram que são brasileiros, enquanto isso em Minas, os docentes estão recebendo os seus contra-cheques zerados por terem pedido melhores salários e o MEC recomenda a aprovação automática. Não vejo ninguém torcendo pela educação, não vejo carreata e nenhuma manchete protestando contra a injustiça do governo mineiro ou indignado com o gol contra a educação marcado pelo ministro da educação.
Terminada a copa, os patriotas vão voltar a hibernar até 2014, negando que são brasileiros. Já perceberam que a expressão "o brasileiro..." é uma mania nacional na boca de grande parte da população? Exceto na copa, poucos se identificam como brasileiro, quando ouço alguém se referindo ao povo brasileiro usando a terceira pessoa, não me contenho e pergunto imediatamente, qual é a nacionalidade do cidadão que assim fala. É o típico deslumbrado, ainda atrelado à mentalidade arcaica se achando colonizador, são tipos que não perceberam que o Brasil já se tornou independente e não há mais uma caravela no porto para levá-los para a metrópole. Desde 1822, somos nós os responsáveis pelas mazelas da terra. Se é ruim, a culpa é nossa e não dá mais para jogar a culpa nos nativos, pois agora todos nós somos nativos.
O Brasil pentacampeão no futebol, é um fracasso quando a disputa envolve Educação. Ficou em 56º em matemática e 48º em leitura no Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA, em 2006. O melhor resultado, obtido entre os 57 paises participantes, foi da Finlândia que ficou em primeiro lugar seguida pelo Canadá e a Nova Zelândia.
Quanto tempo ainda teremos que esperar para ver o Brasil, deixar de ser somente a "pátria das chuteiras" para ser também a pátria da educação se continuar do jeito que as coisas andam, em breve, seremos conhecidos como a pátria das ferraduras?
ACORDA BRASIL!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário