quarta-feira, 2 de junho de 2010

ASSÉDIO MORAL

Share |
Em 23 de agosto de 2002, foi aprovada a Lei Estadual nº 3921,que veda o assédio moral no trabalho, no âmbito dos órgãos, repartições ou entidades da administração centralizada, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, do poder legislativo, executivo ou judiciário do Estado do Rio de Janeiro, inclusive concessionárias e permissionárias de serviços estaduais de utilidade ou interesse público, e dá outras providências.

Mas afinal, o que é assédio moral?
A discussão sobre o assédio moral ganhou visibilidade no Brasil após a divulgação da pesquisa da Dra Margarida Barreto que apresentou dissertação de mestrado na PUC/SP com o título “Uma jornada de humilhações”...

O assédio moral traduz--se por ações e situações no ambiente de trabalho que humilham, desrespeitam e constrangem o trabalhador.
O assédio moral, assim com os baixos salários, as precárias condições de trabalho, o autoritarismo e outras mazelas que vivenciamos nas escolas públicas, sejam elas de qualquer rede, somam-se para tornar nosso trabalho um fardo difícil de ser levado. Isso termina por nos causar sérios problemas de saúde. Inclusive temos a Síndrome de Burnout como doença própria da categoria.

COMO SE DÁ A HUMILHAÇÃO NO TRABALHO?
Ela se dá de forma:
VERTICAL -- relações autoritárias, desumanas e aéticas onde predominam os desmandos, a manipulação do medo, a competitividade, programas e projetos que estimulam a competitividade e a produtividade.

ASSÉDIO MORAL E SAÚDE DOS TRABALHADORESS EM EDUCAÇÃO

O assédio moral constitui risco invisível, porém concreto, nas relações de trabalho e à saúde dos trabalhadores. Estes manifestam os sentimentos e emoções nas situações de assédio de várias formas.

AS MULHERES mais humilhadas, expressam sua indignação com choro, tristeza, ressentimento, mágoa e estranhamento de ambiente que antes identificavam como seu.

OS HOMENS sentem-se revoltados, manifestando, muitas vezes desejo de vingança.

Todos acabam vivenciando a depressão, palpitações, distúrbios de sono e digestivos, alteração da libido, e até tentativas de suicídio.

Tudo isso é reflexo de um cotidiano de humilhações e sentimentos de impotência frente aos desmandos que caracterizam as relações de trabalho. Assim, revela-se o adoecer de pessoas ao viver uma vida que não desejam, não escolheram e não suportam.

Fonte: Cartilha Assédio Moral - SEPE, 2006 - disponível em http://www.seperj.org.br/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário