sexta-feira, 19 de março de 2010

YES, NÓS TEMOS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE QUALIDADE.

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HOJE, DEU BRASIL E UERJ.

A falta de qualificação dos professores e professoras brasileiros e a baixa qualidade das universidades públicas brasileiras são os bordões mais utilizados pela mídia, pelas autoridades e pelos especialistas internacionais para justificar a baixa qualidade da educação nacional.

Hoje, 19 de março de 2010, eu, professora brasileira de história formada pela UERJ, comecei a preparar uma aula para a minha turma do terceiro ano do ensino médio sobre Imperialismo e Colonialismo. Seguindo as determinações dos PCNS, para cada aula faço uma pesquisa e levanto documentos para utilizar nas aulas (mesmo que as condições encontradas nas escolas não me permitam ministrá-las na integra). Acessei um site britânico sobre imperialismo, super interessante, pois apresenta um estudo sobre o império britânico, desde o início até a sua decadência. Encontrei um quiz, em inglês, com 12 questões sobre todas as fases do império, entrei e comecei a responder, ao final apareceu um gráfico indicando a quantidade de acertos, eu consegui acertar todas. Aparentemente nada demais para uma professora de história. Será?

Quantos professores ingleses do Ensino Médio conseguiriam entrar em um site brasileiro e fazer um quiz sobre a nossa história da colônia até a década de 30, em português, e atingir essa pontuação?
Gostaria que o governo brasileiro e os “especialistas” nacionais e estrangeiros que vivem falando do nosso despreparo, preparassem uma avaliação internacional e nos convidasse para participar de um teste junto com os professores do chamado “primeiro mundo”. Tenho certeza absoluta que o resultado seria surpreendente.

Qualquer docente brasileiro de História terá o mesmo resultado ao fazer este quiz. Veja o link no final do artigo. Façam e vejam como somos injustamente desqualificados, não permitam que o sistema destrua a nossa auto-estima. Yes, nós e nossas universidades temos qualidade.


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