sábado, 13 de outubro de 2012

PARECE QUE TODO CASTIGO PRA PROFESSOR(A) É POUCO ...

Share |


Como se não bastassem as péssimas condições de trabalho; a ínfima remuneração; a violência e o desrespeito por parte dos alunos, gestores, governantes e a campanha promovida pela da mídia mercenária temos mais uma frente de batalha no universo virtual.

Sites, blogs e jogos estimulam e ensinam aos estudantes e as suas famílias como nos agredir, desrespeitar e denunciar.

Os docentes da rede pública são os alvos, preferenciais, da cruzada raivosa promovida pelo  Movimento de Olho na Escola Pública, coordenado por Mauro A. Silva e pelo  blog Cremilda Dentro da Escola, da dona de casa Cremilda Estella Teixeira. A bandeira de luta destes dois paladinos  é a qualidade da educação pública. Atacam, moderadamente, o poder público reservando para os docentes a maior cota da responsabilidade pelo atual caos da escola pública incitando a população contra a categoria.

O Movimento de Olho na Escola Pública em seu site Portal do Movimento Coep  disponibiliza a Cartilha “Como Educar Meu Professor – Em 10 Lições”, que segundo o autor “ foi idealizada por termos identificado que a maior parte dos professores são mal educados, mal formados e muito “folgados”…”. Após essa introdução ele prossegue: “A nossa orientação para alunos, mães, pais e comunidades é para que eduquem seus professores, destacando o seguinte:
  1. Escola não é segunda casa e nem segunda família. Diga isso para o seu professor.
  2.  Professor não é “amigo do aluno”… professor não é 2º pai do aluno… professor não é 2ª mãe do aluno!!! Diga isso para o seu professor.
  3. Professor e professora são profissionais pagos com o dinheiro de todos… professor é pago com o nosso dinheiro… Diga isso para o seu professor.
  4. Professor não é santo abnegado. Aqui em SP, o piso salarial é de R$ 1.500,00 para uma jornada de 40 horas semanais… Diga isso para o seu professor.
  5. Professor não é coitadinho. Tem muito político que tem parente vendendo aulas em escolas públicas. Mas é raro encontrar um deputado que tenha filho, neto ou sobrinho estudando em escola pública. Estes políticos votam projetos pensando única e exclusivamente no bem- estar dos seus parentes professores… Os alunos que se danem ... Diga isso para o seu professor.
  6. Professor deve ser avaliado diariamente. Exija frequência diária. Exija que ele preste todo o tipo de esclarecimento. Cobre-lhe participação em todas as atividades da comunidade escolar… Diga isso para o seu professor.
  7. Exija que seu professor o chame pelo nome.. Professor que não sabe o nome do aluno não tem condições de educá-lo… Diga isso para o seu professor.
  8. Criança e adolescentes são prioridades absolutas. Escola só deve existir se for para garantir o direito do aluno à educação de boa qualidade. Professor não é prioridade absoluta! Diga isso para o seu professor.
  9. Professor, funcionário e direção escolar devem respeitar alunos, mães pais e comunidade. O respeito é um dever, e não uma opção. Diga isso para o seu professor. 
  10. Toda obrigação deve estar diretamente relacionada a uma punição quando houver omissão. Professor responde pelos abusos e omissões em conformidade com o Estatuto do Magistério e até mesmo com o Código Penal. Professor que não ensina deve ser sempre denunciado. Não devemos “passar a mão na cabeça” de maus profissionais. Diga isso para o seu professor.
Uma educação pública de boa qualidade exige professores bem educados. Já que os governantes e os políticos não educam nossos professores, os alunos, as mães, os pais e a comunidade devem assumir o compromisso público de educar nossos professores." 

No blog  Cremilda Dentro da Escola encontramos pérolas do tipo:

“Sabemos que os professores incitam os pais a violência contra seus filhos. Responsabilizam os pais pelo fracasso da escola.” / “Temos sempre recomendado aos pais que fiquem do lado dos seus filhos mesmo quando eles erram. Não do lado do erro, mas do lado do filho para que aprenda que errar é humano e errando também se aprende.” (in http://cremildadentrodaescola.wordpress.com/2012/03/28/em-londrina-pai-humilha-filho-pelo-jornal-para-mostrar-que-e-pai-presente-e-agradar-a-professora/)

Para ela o(a) aluno(a) tem sempre razão, mesmo que agrida, mate ou estupre nunca deve ser punido, pois a culpa é sempre do(a) professor(a). No entender da Cremilda foram os professores que transformaram a aprovação continuada em “aprovação automática". Além do blog, Cremilda destila seu ódio contra a categoria em comentários nos jornais e em vídeos no  YOUTUBE como a   Melô da Professora Gananciosa , Alunofobia, entre outros.

Já o EscolaSemPartido.org, criado pelo advogado Miguel Nagib - inspirado em movimentos norte-americanos como o Students for a Academic Freedom e Noindoctrination.org - tem como finalidade lutar “pela descontaminação e desmonopolização política e ideológica das escolas” . Ao entrar neste site, temos a impressão que voltamos aos anos de chumbo da ditadura, lá se encontra censura a livros didáticos, bibliografias, conteúdos programáticos, provas de vestibular, material didático, etc.;  instruções e incentivo para os estudantes denunciarem os professores que praticam a “doutrinação política e ideológica” em sala de aula:

"Na dúvida, não se precipitem. Anotem os episódios, os conteúdos e as falas mais representativas da militância política e ideológica do seu professor. Anotem tudo o que possa ser considerado um abuso da liberdade de ensinar em detrimento da sua liberdade de aprender. Registrem o nome do professor, o dia, a hora e o contexto. Sejam objetivos e equilibrados. Acima de tudo, verazes. E esperem. Esperem até que esse professor já não tenha poder sobre vocês. Esperem, se necessário, até sair da escola ou da faculdade. Não há pressa.

Quando estiverem seguros de que ninguém poderá lhes causar nenhum dano, DENUNCIEM a covardia de que foram vítimas quando não podiam reagir.

Façam isso pelo bem dos estudantes que estão passando ou ainda vão passar pelo que vocês já passaram. É um serviço de utilidade pública." (in http://www.escolasempartido.org/planeje-sua-denuncia)

Na seção Flagrando o Doutrinador , há uma espécie de manual para o aluno(a) identificar o professor doutrinador:

“Você pode estar sendo vítima de doutrinação ideológica quando seu professor:

  • e desvia frequentemente da matéria objeto da disciplina para assuntos relacionados ao noticiário político ou internacional;
  • adota ou indica livros, publicações e autores identificados com determinada corrente ideológica;
  • impõe a leitura de textos que mostram apenas um dos lados de questões controvertidas;
  • exibe aos alunos obras de arte de conteúdo político-ideológico, submetendo-as à discussão em sala de aula, sem fornecer os instrumentos necessários à descompactação da mensagem veiculada e sem dar tempo aos alunos para refletir sobre o seu conteúdo;
  • ridiculariza gratuitamente ou desqualifica crenças religiosas ou convicções políticas;
  • ridiculariza, desqualifica ou difama personalidades históricas, políticas ou religiosas;
  • pressiona os alunos a expressar determinados pontos de vista em seus trabalhos;
  • alicia alunos para participar de manifestações, atos públicos, passeatas, etc.;
  • permite que a convicção política ou religiosa dos alunos interfira positiva ou negativamente em suas notas;
  • encaminha o debate de qualquer assunto controvertido para conclusões que necessariamente favoreçam os pontos de vista de determinada corrente de pensamento;
  • não só não esconde, como divulga e faz propaganda de suas preferências e antipatias políticas e ideológicas;
  • omite ou minimiza fatos desabonadores à corrente político-ideológida de sua preferência;
  • transmite aos alunos a impressão de que o mundo da política se divide entre os “do bem” e os “do mal”;
  • não admite a mera possibilidade de que o “outro lado” possa ter alguma razão;
  • promove uma atmosfera de intimidação em sala de aula, não permitindo, ou desencorajando a manifestação de pontos de vista discordantes dos seus;
  • não impede que tal atmosfera seja criada pela ação de outros alunos;
  • utiliza-se da função para propagar ideias e juízos de valor incompatíveis com os sentimentos morais e religiosos dos alunos, constrangendo-os por não partilharem das mesmas ideias e juízos."
Conservador e elitista, o movimento EscolaSemPartido.org está focado na manutenção dos princípios ideológicos da classe média alta e da elite, lutando para impedir que a juventude pertencente a esses segmentos não seja “contaminada”. Entre os articulistas preferidos do encontramos as figuras mais expressivas da extrema direita mais radical e do conservadorismo: Reinaldo Azevedo, Ali Kamel, Miguel Reale, Olavo de Carvalho, Demóstenes Torres, etc.

Até no mundo dos games somos apresentados como vilões que devem ser perseguidos e punidos. Aprontar com a professora, é um jogo destinado ao público infantil, que incentiva aos alunos a se vingar da professora atirando objetos em sua cabeça. Esse jogo já foi tema de duas postagens aqui no blog, clique nos links abaixo para aqui para acessá-los: http://soseducaopblica.blogspot.com.br/2010/05/professora-vira-alvo-de-jogo-em-sala-de.html e http://soseducaopblica.blogspot.com.br/2010/07/jogo-ensina-e-estimula-violencia-e.html.

Além dos exemplos acima citados, existe muito mais material na Internet  incitando o ódio, o desrespeito e a violência contra os docentes. É grande a campanha para nos desacreditar e restringir a nossa autonomia. Estão reeditando a caça às bruxas em pleno século XXI, e são os docentes que estão sendo queimados, por enquanto, em esfinge, nas fogueiras acesas pelo ódio irracional desses neo-inquisidores.

Acredito que tudo isso seja a expressão de desespero daqueles que temem uma sociedade igualitária e desejam manter o monopólio do conhecimento, restrito, à minoria dominante associados aos  grandes grupos midiáticos que querem a privatização da educação por razões econômicas e também ideológicas. Esses pseudos defensores da educação estão a serviço de todas as forças que historicamente vem se mantendo à custa da ignorância da população e temem por seu futuro, já que suas bases estão sendo ameaçadas pela universalização da educação, que apesar da baixa qualidade, é um fato irreversível.

Não devemos nos intimidar com essa perseguição e nem nos sentir desprestigiados, pois como diz o ditado popular: “ninguém chuta cachorro morto”. Nós somos o incômodo fermento da liberdade e da igualdade, um perigo e uma ameaça aos poderosos, considerando os altos investimentos e a intensidade do ódio dos nossos detratores.

Não se sinta desvalorizado e nem acredite que o nosso trabalho é sem valor e que não há solução para os problemas da educação pública. A sala de aula é a nossa trincheira de luta e essa é uma batalha que vem sendo travada desde a antiguidade. Mesmo sem qualidade, mutilada pelo experimentalismo alucinado promovido pela ganância e incompetência dos atuais gestores, que não estão poupando criatividade nem investimentos para destruí-la, o fato é que a educação pública está vencendo este embate histórico e a sua universalização é um fato irreversível, daí todo esse desespero.

Lembre-se que melhoria da qualidade da escola pública é crucial para a sobrevivência do sistema capitalista e a manutenção da ignorância encontra-se em xeque-mate.

Desejo a todos os valentes guerreiros e guerreiras que heroicamente estão nas salas de aula trabalhando e lutando por um mundo melhor que não desistam.


Parabéns pelo DIA DO PROFESSOR!

A LUTA CONTINUA!


4 comentários:

  1. Absolutamente chocada com a leitura, não podemos desistir, não podemos permitir que esse grupo porco tome as rédeas de educação. Não podemos, precisamos reagir.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos nos omitir diante dessa campanha de desvalorização e intolerância dos que têm na ignorância a sua fortaleza.

    Nos odeiam porque amamos a educação e acreditamos que pode existir um mundo melhor, porque para nós CONHECIMENTO É LIBERDADE, AUTONOMIA.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Salvador 05/11/2012
    Fui ameaçado de morte, pela família de um aluno, eu tive que sair da escola, escoltado e dentro da viatura para resguardar minha integridade física. Estou psicológica e emocionalmente abalado e com medo dos meliantes.
    Eu procurei o posto de Saúde, apos o 17º(Décimo Sétimo) dia útil,com medo dos familiares,da ameaça de morte, e de sair na rua,minha Licença Médica foi indeferida, pelo o Médico Perito da Cidade de Lavras. Que País é este...
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo e sou solidária com o seu sofrimento e a sua decepção.Sem o apoio da sociedade e do Estado, só nos resta contar com a proteção divina.

      A cada dia que passa a nossa profissão se torna uma atividade de risco.A violência e o descaso em relação aos profissionais do magistério é um fenômeno em vários países do ocidente.

      Procure o sindicato dos professores e peça ajuda, pois essa é uma situação que não pode ser negligenciada.

      Estimo as suas melhoras!

      Grande abraço

      Excluir