domingo, 23 de setembro de 2012

SEGURANÇA NEGLIGENCIADA

Share |


A direção das escolas estaduais, pouco a pouco, está perdendo a sua autonomia e colocando em risco, em função da burocracia e o cumprimento de metas, a segurança de alunos, docentes e funcionários.

Quinta-feira passada, em duas unidades da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro, em dois episódios a segurança foi negligenciada em favor da burocracia.

O primeiro episódio ocorreu em Cabo Frio, na Escola Estadual Aspino Rocha, e foi relatado pela professora Renata M. Tavares, no e-mail transcrito abaixo:

“Estou indignada, eu estava na Escola Estadual Aspino Rocha na quinta, quando a diretora enviou e-mail para a Secretaria de Educação, perguntando se a escola deveria funcionar já que havíamos recebido um alerta da defesa Civil, avisando que deveríamos ficar 24 horas em estado de alerta de chuva de granizo. A SEEDUC respondeu que a escola deveria funcionar E PROTEGER os alunos que fossem a escola. Mesmo com professores indignados, a escola funcionou no noturno, e na sexta-feira funcionou manhã e tarde... 

Ontem por volta de 17:20, assim que o turno da tarde foi encerrado, chegou uma chuva louca, com muito vento... Tínhamos uns 20 alunos que estavam no Mais educação. A chuva alagou o pátio da escola, derrubou uma árvore e destelhou parte da escola...

Tivemos que abrigar as crianças da despensa da cozinha, já que parte da escola não tem laje. Faltou luz, a diretora passou mal, nervosa... Após a chuva diminuir, eu peguei o carro da diretora pra levar as funcionárias e professores em casa... Depois fui com ela, que ainda estava se sentindo mal, para Arraial do Cabo (que também teve diversos estragos).

E tudo isso, por que no dia anterior a defesa civil havia dado um alerta, e a Secretaria Estadual de Educação ignorou e mandou as escolas funcionarem, já que granizo é imprevisível... Pode cair ou não! 

Sair da escola foi quase impossível, Cabo frio estava às escuras e sem sinal, com muitas ruas alagadas, árvores, muros, toldos, tampas de caixa d'água pelas ruas. 

A defesa civil, que trabalhou rápido, estava com ruas interditadas, e retirando árvores do caminho, por isso ruas fechadas.

Agora vou voltar com a diretora na escola pra saber se houve mais estragos...

Nessas horas, eu só queria que o povinho da SEEDUC estivesse aqui... 

"Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer! Diz!
Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só falar.
Você também tem que fazer! Faz!
Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer."
Gabriel, O Pensador

Renata M Tavares.”

A Defesa Civil estava certa e por pouco não acontece uma tragédia.  Clique aqui  para  ver o estrago provocado pelas chuvas em Cabo Frio na quinta-feira, no RJTV 2ª edição.

O segundo episódio, foi presenciado por mim no C.E. Luis de Camões, localizado no bairro de Colégio, onde trabalho. Em função do tiroteio próximo à escola, dez minutos, antes do encerramento do turno os alunos foram embora, mas o corpo docente teve que permanecer na unidade cumprindo a carga horária.

O tiroteio nas ruas vizinhas foi considerado irrelevante diante da possibilidade do aparecimento da fiscalização da Seeduc, ou seja, o cumprimento das metas está sendo mais importante do que a segurança do corpo docente.

Será preciso acontecer uma tragédia para que os gestores percebam que a vida humana é mais importante do que as metas?

Será que o bônus recebido pela direção é tão alto que justifica colocar em risco vidas humanas?

Convém lembrar que cadáveres não cumprem metas... 

Um comentário:

  1. Ei, Graça!!
    Tudo joia?!!
    Que descaso com a vida humana, não?!
    Que barbaridade colocar a visa das pessoas em risco, independente do motivo. Mas o que achei interessante é que quem dá essas ordens absurdas, diante de situações como essas, não ficam para presenciar os fatos, para correr o risco junto. {:-(

    Absurdo!!
    Ah, vc trabalha no Luiz de Camões em Colégio?
    Conheço essa escola....

    Abçs

    Cristina Calazans

    ResponderExcluir