sexta-feira, 30 de julho de 2010

10 COISAS QUE UM PROFESSOR NÃO PODE FAZER EM SALA DE AULA

Share |
video

21 comentários:

  1. Gostaria de alguma informação sobre professor que leva produtos a serem vendidos na escola em que ele trabalha para o seu próprio beneficio. Como o diretor deve agir?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo

    O melhor a fazer é agir de acordo com o que recomenda o estatuto da escola.

    ResponderExcluir
  3. Como devo agir com o meu professor ignorante.?

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo

    Qualquer problema pode e deve ser resolvido por meio do diálogo. Converse com seu professor, sem chamá-lo de ignorante, explicando a ele como você se sente da forma que foi tratado. Caso não tenha coragem de falar pessoalmente, escreva uma carta expondo a situação. Sugiro também que você faça uma análise do seu comportamento e veja se as suas atitudes não estão provocando essa situação. Explico: sou professora e quando um aluno está fazendo algo que está prejudicando o bom andamento da aula, costumo pedir, usando sempre “por favor”, que ele colabore não perturbando a aula, entretanto há momentos que faço o mesmo pedido inúmeras vezes e a pessoa não atende, infelizmente neste caso preciso ser mais enérgica, o que às vezes pode ser confundido com ignorância. A propósito, não grito e não ofendo os meus alunos, apenas sou firme quando a situação exige. Depois me conte se isso te ajudou.

    Abraços

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir
  5. estou no 3º colegial, em uma escola publica, minha profª de apoio de mat nao explica a materia, se for revisao entao nem se fala, ela acha q temos q saber e lembrar de tudo. E ainda por cima é muitoo ignorante.
    Tem algum modo de nós alunos retirar/demitir essa profª por causa disso?? Tem alguma lei q me aajuda nesse caso??

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônimo

    Como qualquer profissional um professor ou uma professora deve fazer bem o seu trabalho. Ter uma aula de qualidade é um direito e quando isso não acontece os alunos devem se mobilizar e exigir que o professor (a) cumpra o seu dever.

    A primeira medida para resolver o problema é organizar uma comissão de alunos da turma e conversar com essa professora, exponham os problemas solicitando uma mudança na metodologia. Caso isso não aconteça, em comissão levem o caso à diretora, se mesmo assim nenhuma providência for tomada, junto com os seus pais procurem a Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar, pois a educação é o respeito ás crianças e aos adolescentes são direitos garantidos por lei.

    Você está de parabéns por defender os seus direitos.

    Se possível, nos informe se o problema foi solucionado.

    Abraços

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir
  7. meu professor pode me impedir de frequenta as aulas?

    ResponderExcluir
  8. Caro Eleandro

    Sem saber mais detalhes do seu caso fica difícil dar uma resposta exata.

    Legalmente ninguém pode impedir um aluno de frequentar a escola, entretanto o aluno pode ser suspenso temporariamente.

    Sugiro a você que converse com seus responsáveis e peça a eles para entrar em contato com a direção da sua escola para resolver essa situação.

    Caso queira mandar uma mensagem, via e-mail, explicando o motivo que está levando seu professor a ter essa atitude, eu posso analisar o caso e te dar uma resposta mais completa. Para manter a sua privacidade, você pode enviar um e-mail para edpublica@gmail.com

    Grande abraço

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir
  9. O professor pode me mandar ir para o inferno ?? Responde ae, to querendo processar ele !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Anônimo(a):

      Um professor não deve ter uma atitude deste tipo porque é falta de educação, não creio que exista bases legais para a abertura de um processo, pois o inferno não existe!

      Compreendo a sua revolta e o(a) aconselho a contar este incidente para seus responsáveis e levar este caso ao conhecimento da direção da escola, pois essa é uma situação que pode ser resolvida na base do diálogo.

      Grande abraço

      Excluir
  10. Um professor tenho direito de aplicar prova em um horário que não seja o dele, sem o consentimento da turma??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Anônimo(a)2812-17:22

      Sim, pois normalmente a diretoria da escola faz o calendário de provas e o professor pode comparecer à escola para aplicar a sua prova.

      Grande abraço

      Graça Aguiar

      Excluir
  11. o professo pode muda o alumo de luga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Anônimo(a):

      Sim, o professor pode mudar o aluno de lugar.

      Grande abraço

      Graça Aguiar

      Excluir
  12. O Professor pode deixar de dar aula por indiciplina de alguns alunos ? e ficar sentada o resto da aula em sua cadeira ?

    ResponderExcluir
  13. Cara Samanta

    Pode,porque a turma também é responsável pela disciplina. O aprendizado é uma via de mão dupla, professor e alunos são responsáveis. A partir do momento que o professor entrou em sala e não saiu, ele está cumprindo seu dever, cabendo aos alunos fazerem a sua parte. Neste caso o professor pode lançar a matéria como dada e, até mesmo,na próxima aula, aplicar um teste ou uma prova com esse conteúdo.

    Caso seja um grupo que esteja atrapalhando o bom andamento da aula, a turma que esta interessada, deve procurar a direção e solicitar providências no sentido de chamar o pessoal que atrapalha para uma conversa.Caso isso não resolva,solicitem aos seus responsáveis para solicitar à direção da escola providências.

    Grande abraço

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é João Paulo, os alunos do ensino medio da escola onde eu estudo estão tendo problemas com o professor de português, por conta de no caso de um aluno atrapalhar a aula dele ele para toda a aula e fica discutindo com aluno durante uns 10 minutos e ainda o aluno tem que ficar calado porque se falar está errado, o mesmo que é mau educado sem compreensão com os alunos, e sem relevo algum com as pessoas até chegar a discutir com a coordenadora ele já chegou, a direção já está informada sobre os acontecimentos e nada foi resolvido, resolvemos fazer um abaixo assinado, mas pra que no outro dia ele faltou pouco morrer passou as duas aulas que ele tinha, 1 hora e 40 minutos falando desse abaixo assinado. o que devemos fazer para resolver esse caso ? estamos até com dificuldade de aprendizado por conta desse caso. já não suporto ver a cara desse professor se é que ele é professor.

    Desde Já Agradeço a Compreensão
    Abraços
    João Paulo

    ResponderExcluir
  15. Caro João Paulo

    Como vocês já tomaram todas as medidas indicadas,para resolver uma situação desse tipo sem resultados,sugiro que solicitem aos seus pais e responsáveis que levem o problema à direção da escola.

    Boa sorte!

    Grande abraço

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir
  16. Sou do 3º ano do ensino médio, e meu professor de matemática passou um simulado com questões do 1º, 2º e 3º ano. Ele impões que quem errar menos de 5 questões perde ponto e quem gabaritar ou errar apenas uma questão ganha um ponto. Minha pergunta é, o professor pode fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele pode! Principalmente no 3º ano,pois vocês vão ter que estar super calibrados para o Enem e a rodada de vestibulares, os quais vão exigir todo o conteúdo do Ensino Médio. Costumo fazer isso com meus alunos. Parabéns, você tem um professor que se preocupa com seu sucesso e não fica fazendo corpo mole!

      Grande abraço

      Graça Aguiar.

      Excluir